Você adota alguma estratégia para fidelizar e captar clientes para o seu negócio? Já pensou que uma simples ferramenta como o e-mail marketing pode te ajudar nessa empreitada?
Se você faz parte do grupo de pessoas que acredita que o e-mail está ultrapassado, este artigo é mesmo para você!
O e-mail está mais vivo do que nunca!
Quando o uso da internet se popularizou e as empresas começaram a investir em divulgação, uma das ações mais comuns era o envio de e-mail marketing. Neste período, muitas empresas disparavam e-mails sem nenhum critério. As caixas de e-mails dos usuários ficavam lotadas, recebíamos muitas mensagens de empresas sobre as quais nunca tínhamos ouvido falar, surgiu o spam, os provedores de e-mail foram criando cada vez mais filtros e mecanismos para evitar mensagens que não queríamos receber.
Além das novas plataformas de comunicação mais interativas e ágeis que foram surgindo na área, os erros cometidos lá no início foram cruciais para que o e-mail marketing fosse, aos poucos, sendo deixado de lado por muitas empresas e transformado em uma estratégia secundária dentro do marketing digital. No entanto, ele nunca deixou de apresentar resultados relevantes para as empresas que continuaram apostando (de maneira adequada) em e-mail marketing.
Contra dados não há argumentos!
Estudos mostram que o e-mail marketing é mais eficaz do que se imagina! É uma poderosa ferramenta de marketing e um grande aliado para trazer resultados.
Com uma previsão de 2,9 bilhões de usuários de e-mail até 2019, o e-mail é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, adwords, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais. Cerca de 269 bilhões de e-mails são enviados todos os dias no mundo, com uma previsão de 319 bilhões de envios até 2021. (The Radicati Group)
Confira algumas estatísticas sobre o e-mail marketing:
- O Gmail tem 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. (Statista, 2016)
- A média global de e-mails enviados todo mês é de 1,38 milhões. (MarketingLand, 2015)
- 98,7% possuem e-mail pessoal e têm o hábito de acessá-lo. (Email Marketing Trends, 2017)
- Entre as empresas que adotam Email Marketing, a grande maioria (96,7%) acredita na eficácia da estratégia. (Email Marketing Trends, 2017)
- 57% das empresas brasileiras investem em Email Marketing pela possibilidade de desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes. (Email Marketing Trends, 2017)
Ainda não está convencido? Separamos 5 motivos para usar o e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital!
1 – Credibilidade
As pessoas fazem negócios com quem conhecem, gostam e principalmente confiam. O e-mail oferece a possibilidade de compartilhamento de conteúdo relevante, informativo e que auxilia a transmitir credibilidade perante o seu público.
2 – Baixo Custo
Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é o seu custo. Em comparação com os canais de comunicação tradicionais, como rádio, televisão ou outdoor, os valores pagos com e-mail marketing são bem baixos.
3- Fortalece as relações
Na construção de um relacionamento sólido com os seus clientes e futuros clientes, o e-mail é um excelente canal para iniciar e manter uma comunicação de qualidade. Com ele você consegue estar presente no dia a dia das pessoas importantes para a sua empresa.
4 – Fácil de mensurar
A maioria das ferramentas de e-mail marketing permite que você acompanhe de perto os resultados de suas campanhas e detecte o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Ou seja, você não só aprende mais sobre os seus consumidores, como também pode conferir com frequência o que funcionou ou não nos seus envios anteriores. Isso permite que você aperfeiçoe cada vez mais as suas peças de e-mail marketing, e alcance resultados cada vez melhores com a ferramenta.
5 – Alavanca as vendas
E por último, mas não menos importante, é preciso destacar o aumento no faturamento proporcionado pelo e-mail marketing. Com a ferramenta você pode enviar ofertas segmentadas e personalizadas, que significam mais vendas para a sua empresa.
Enviar a oferta certa no momento exato é garantia de que você terá um retorno satisfatório do seu investimento. Por isso, o e-mail marketing é uma aposta certa para quem deseja aumentar as suas vendas.
Gostou deste artigo e deseja saber um pouco mais sobre como o e-mail marketing pode ajudar a sua empresa? Entre contato conosco, estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!